$

Fotografia digital



Foto: Google Imagens

A marca Kodak participou ativamente da história da fotografia. Primeiro, quando lançou a câmera Brownie-Kodak, em 1901, que abriu a possibilidade de a população tirar fotos em seu cotidiano. Em 1990, a Kodak lançou a primeira máquina fotográfica digital, que foi comercializada em grande escala, a DCS 100.
Foram quase 90 anos de evoluções importantíssimas na fotografia até o surgimento da câmera digital. No começo, o foco não era automático, o filme era em P&B, além da exposição de luz também não ser automática. As câmeras eram muito grandes e difíceis de serem carregadas.
O surgimento das câmeras compactas digitais ajudou, e muito, os fotojornalistas. Antigamente, os correspondentes dos jornais que estavam em locais longe da redação tinham problemas no envio de fotos. A descoberta das novas tecnologias da informação, como a internet, por exemplo, veio para facilitar ainda mais o envio de fotos pela rede, que ficou muito mais rápido e prático.
É engraçado como as pessoas tiram muito mais fotos com as câmeras digitais. Eu mesma tenho um registro recente de fotos digitais, três anos aproximadamente. Mas é muito mais vasto do que minhas fotografias impressas. Na era da informática, ficou muito mais fácil ter as fotos salvas no computador e mostrá-las na rede, do que imprimi-las.
Hoje em dia existe celular que tem câmera com alta resolução de imagem. Fotografar está cada vez mais próximo das pessoas. Acredito que a fotografia seja uma espécie de extensão da memória. Quando você tem registro fotográfico de uma pessoa, ou um momento, fica muito mais fácil se lembrar de determinadas histórias e situações. Muito mais fácil de matar a saudade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário