$

Cirurgia Bariátrica: eu fiz!


Bom dia frenéticos do meu Brasil! Na semana em que completo um mês de cirurgia bariátrica vim contar para vocês essa experiência. Por que resolvi postar sobre isso somente agora? Bom, são muitos os mitos que envolvem o procedimento e como eu não sabia ainda como seria a reação do meu corpo, que reagiu muito bem, por sinal, esperei um tempo para vir no Blog contar como estão as coisas. E também é algo muito pessoal, me dei o direito de não falar sobre isso em um primeiro momento, pois precisava me recuperar da cirurgia em si e me adaptar a nova rotina de alimentação.
Então, no dia 06 de agosto fui submetida a técnica ByPass, que grampeia um pedaço do estômago e desvia o intestino. Correu tudo bem na cirurgia, senti pouca dor e fui liberada para a alimentação 24 horas depois do procedimento. A primeira semana foi de alimentação líquida, a segunda de pastosa, a terceira de branda e agora que entrei na quarta semana introduzi poucos alimentos novos, tudo bem cozido, dando preferência para frutas e legumes. Já como arroz e feijão desde o início da terceira semana!  



O que me motivou a passar pela cirurgia de redução de estomago foi o fato de eu estar em dieta e exercícios físicos há dois anos, mas não ter conseguido emagrecer tudo o que precisava, pelo contrário, o efeito sanfona já estava me perseguindo novamente. Por causa de duas hérnias de disco e uma espondilolistese na coluna, estava fazendo pilates e RPG. Como já postei no Blog antes, adoro Zumba, mas por causa da coluna fui obrigada a parar. Estava sentindo muita dor e isso estava me deixando muito nervosa e como sempre eu descontava na comida. Então dos 30 kg que emagreci em dois anos, cheguei a recuperar 15. Para não deixar a situação chegar ao extremo, conversei com o meu ortopedista e ele me encaminhou para o Doutor Marcelo Farah. 
O Farah é referência em cirurgia bariátrica em Minas Gerais! Vem gente de todo o estado operar com ele aqui em Belo Horizonte. Foram três meses desde a primeira consulta até o dia de operar. Esse tempo foi muito bom para eu me preparar psicologicamente e também me despedir de algumas comidinhas que não fazem mais parte do meu cardápio. 
Eu gostaria de falar por mim sobre os mitos que  ouvi e que não tem nada a ver com a realidade. O primeiro deles é que a cirurgia é um milagre! Que iria emagrecer tudo o que preciso em um mês e tal. Pura mentira, gente! O normal é perder 10% do peso no primeiro mês e o restante vai sendo gradual. Caso você pense em fazer esse tipo de cirurgia, não vá pensando  que vai emagrecer como em um passe de mágica, porque não vai! Se eu não fizer a minha parte, não vou chegar a lugar nenhum. E outra coisa, cada pessoa é única, não devo me comparar com ninguém! Se fulana emagreceu 22 kg no primeiro mês, que ótimo! Mas eu não sou ela e nem tenho a obrigação de emagrecer tanto quanto. Essas coisas todas surgem principalmente de comentários de bicos! E me matam de ódio! Mais um motivo pelo qual muitas pessoas que operam não contam nada para ninguém! Bom, outro mito é sobre a dieta líquida. Gente, não senti fome, tinha hora que tinha que tomar 100 ml de líquido e não dava conta! É tudo devagar, tudo no seu tempo! E a dieta líquida para quem opera com o Marcelo Farah dura apenas uma semana! Passa muito rápido! A gente nem tem tempo de enjoar! Porque tem tantas opções hoje em dia! Mas confesso que não tomei mais sopa desde então! 
Em relação a alimentação, hoje eu consigo comer 150 gramas no almoço e no jantar e um pouco menos nas refeições intermediárias. Dou preferência para frutas e legumes e mesmo se não estiver com vontade eu como, mesmo que pouco. Ando o tempo todo com uma garrafinha de água, porque se hidratar é muito importante! 
Bom, é isso pessoal! Esse primeiro mês foi muito mais tranquilo do que eu esperava e do que os relatos que ouvi. Não passei mal, nem vomitei uma vez sequer. Só quem passa por essa experiência sabe verdadeiramente como é. Agora é vida normal, repleta de boas escolhas! Inclusive já voltei a trabalhar. Não pretendo falar muito sobre esse assunto aqui no Freneticidade! Por isso criei outro Blog chamado Projeto Renata Cotta, onde eu conto tudo, desde o comecinho! Quais exames fiz, como foi a primeira semana de cirurgia! Senti muito falta disso na época em que comecei a pesquisar sobre o assunto! Um beijo pra vocês! Estava com saudade de postar no meu Bloguinho! Vou postar o esmalte da semana amanhã! Porque ele é simplesmente maravilhoso! Até mais! 
Obs: Se alguém tiver curiosidade e quiser conversar sobre o assunto me manda um email que eu  terei o maior prazer em conversar: renatacottam@gmail.com

2 comentários:

  1. Rê que bom. to torcendo que tudo continue bem e que vc tenha sucesso em tudo viu bjoks

    ResponderExcluir
  2. VC tem modelo do seu laudo do ortopedista? Pois eu tenho a mesma coisa.

    ResponderExcluir