$

Ser gorda ou não ser, eis a questão


Essa semana veio à tona um assunto muito interessante ligado ao mundo plus size. Trata-se do emagrecimento de muitas blogueiras e mulheres que estão diretamente ligadas ao universo plus, inclusive eu. Não havia me pronunciado sobre isso ainda, porque não achava que seria necessário. Mas senti que chegou o momento de quebrar o silêncio, até porque quem me acompanha ao longo desses 07 anos de Blog percebeu que emagreci alguns quilinhos nos últimos meses. Emagrecer ou engordar é algo muito pessoal, por isso pode gerar diversas opiniões. Vou falar de mim e dos meus motivos para ter emagrecido 21 quilos e ainda querer emagrecer alguns mais. 


Fotos não mentem e em ambas acima vocês podem ver que eu estava com carinha boa e sorrisão ! A primeira foi tirada em fevereiro deste ano e a segunda no começo de novembro. Estão as duas disponíveis nas minhas mídias sociais, nunca me escondi de nada nem de ninguém!

A pergunta que me fazem muito é:

Qual a minha principal motivação para emagrecer?

A minha resposta é simples: é uma questão de saúde! Vou contar um pouco da minha história. Existem coisas que só meus amigos mais íntimos sabem, e que resolvi compartilhar com vocês! Serve até de alerta, pois pode acontecer com qualquer mulher, independente da idade! Sempre tive a auto estima muito elevada! Estar acima do peso nunca me impediu de fazer nada! Sempre me achei muito bonita! Só que acontece que não é só de auto estima e confiança é feita a vida. Saúde também é muito importante para desfrutar do que a vida tem para nos oferecer! Há 4 anos e 10 meses atrás, antes mesmo de conhecer meu noivo, eu passei por um problema muito sério de saúde. Aos 23 anos, na flor da juventude, descobri por acaso um tumor do tamanho de uma laranja no ovário direito. Eu não tinha um relacionamento estável, muito menos idade para pensar em filhos ainda, então o impacto da notícia não foi tão grande quanto seria hoje. Claro que não foi uma notícia fácil de lidar. Estava prestes a fazer uma cirurgia grande, invasiva. Fiquei sem um dos ovários e uma das trompas, mas não precisei fazer quimioterapia. Era um tumor borderline (nem benigno, nem maligno), e depois da operação minha vida voltou ao normal. Porém esse tipo de tumor está diretamente ligado à obesidade e seria interessante emagrecer para que ele não voltasse a ocorrer. Enfim, conheci meu noivo lindo, entrei para o mundo plus size, comecei a trabalhar, e uma gama muito grande de fatores me fizeram engordar, ao invés de emagrecer. Porém cheguei a um ponto em que a obesidade se tornou mórbida e começou a me impedir de fazer algumas coisas que eu gostava muito. A gota d'água foi em abril deste ano, quando viajei para Orlando e não pude usufruir de alguns brinquedos simplesmente porque não cabia neles. Foi aí que percebi que existia um limite e eu havia ultrapassado esse limite há algum tempo. Por isso resolvi fazer o caminho inverso e recuperar minha saúde. Voltei para o Brasil e procurei um endocrinologista, que me pediu alguns exames. Alguns dos índices estavam alterados, como nunca tinha vivido isso, me assustei com o bom colesterol baixo e a glicose alta. Pressão e outras taxas estavam boas, mas a obesidade estava me levando para um caminho que eu não queria ir. 


Olha eu feliz no parque Universal Island of Adventure! 

O meu processo de emagrecimento começou com dieta e exercícios em casa. Era necessário perder um pouco de peso para entrar pra academia sem forçar as articulações. Da viagem pros Estados Unidos, além da motivação para perseguir meus objetivos, trouxe na mala um Xbox 360! Comprei também um jogo de dança que iria mudar minha vida, o Just Dance 4! Já fiz posts sobre ele aqui!! Com a ajuda dele emagreci 17 quilos! E vi também minha glicose chegar no lugar e o manequim diminuir! 


Nessa foto eu já tinha emagrecido uns 19/20 kg

Em setembro deste ano entrei para a academia! Emagreci mais 4 quilos e perdi muitas medidas, além disso ganhei músculos. Mas também tive uma notícia preocupante. Em exames de rotina encontrei um cisto no meu ovário filho único, que ainda estou investigando para descobrir do que é feito. Estou um pouco tensa com a situação, mas cada dia com mais certeza de que fiz a escolha certa. Me sinto mais leve e cada dia mais motivada.
O que eu quero dizer contando toda essa história toda é que cada um sabe exatamente a dor e a delícia de ser o que é. E só porque decidi emagrecer não significa que meus ideias mudaram. Continuo acreditando que devemos nos aceitar independente do nosso tamanho. Essa é a premissa para a felicidade, na minha opinião. Sou totalmente contra os padrões impostos pela sociedade, inclusive dentro do próprio universo plus size, onde muitas vezes quem é mais gordo sofre preconceito vindo de quem é menos gordo. Tudo isso tirando a dificuldade para encontrar roupas com bom caimento, que diminuiu significativamente nos últimos anos, mas ainda existe e precisa ser revista pelas lojas urgentemente. 
E acima de tudo, quero o meu bem!! Já deixei muito tempo passar sem tomar providências. Quero ter filhos!! Ainda não sei se esses filhos serão biológicos ou não, porém de qualquer maneira preciso estar bem para que isso seja possível! Eu sei exatamente as consequências do meu ganho de peso para a minha saúde e estou literalmente correndo atrás do prejuízo!! E escolhi fazer isso sozinha, sem ajuda de remédios ou cirurgias. Acredito que o que esteja acontecendo é que muitas pessoas acordaram para essa realidade ao mesmo tempo. A obesidade traz malefícios sim, e  isso ninguém pode negar. O que não pode é ter preconceito com quem não deseja emagrecer. Como já disse, essa questão é muito pessoal. Só não quero que me julguem pela decisão que eu tomei! E para mim, a questão estética é secundária, mas pode ser que para outras pessoas não! O importante é respeito! Eu sei que existem muitas pessoas que defendem um ideal só até conseguirem o que querem, mas isso é falta de caráter, não vale a pena nem discutir!!

Enfim, acho que já escrevi demais! Mas foi uma conversa boa, que já estava devendo há um tempo aqui no Freneticidade! Beijos a todos!!! Muito obrigada pelo apoio e confiança sempre!! Vou viajar amanhã pela manhã e volto no domingo! Conto tudo pra vocês! Vou para Buzios, no Rio! Aproveitar esse calorão na praia! Viagem mais que merecido! Preciso de descanso!!! 

14 comentários:

  1. Uauuuuuuuuuuu!!

    Tudo a ver com o momento que vivo hoje.

    Renata, com você, Nana, Karina Williams, Renata Poskus, Milly Costa, entrei no universo plus e aprendi a me aceitar e a não me importar com os pesos e medidas e os padrões ridículos da sociedade...

    E assim como você, vivo esse momento de cuidado pessoal, de me importar mais com minha saúde...

    Conheci meu marido, casei, sou aceita, amada e desejada tal como toda e qualquer mulher deve ser, com quilos a mais ou a menos...

    Você é uma mulher lindíssima, inclusive esses dias mostrei seu blog a uma amiga, como referência de pessoa que sabe se vestir maravilhosamente, mostrando que bom gosto e acima de tudo bom senso fazem parte do conjunto para quem quer estar sempre na moda, sem a velha etiqueta do "ah mas se você fosse mais magra ficaria melhor...", porque conheço pessoas que apesar de se darem conta de estar acima do peso, acham que qualquer coisa fica bom... E isso é tanto pra magra, quanto pra gorda...

    Confesso que já tentei diversas formas de emagrecimento, mas até então não havia tido sucesso algum, pois, não tinha força de vontade...

    Mas hoje, e agora mais do que nunca depois de ler seu post maravilhoso, estou decidida a ir atrás e eliminar alguns kilos sim, um pouco pela estética, graças aos padrões dessas lojas que realmente precisam rever seus conceitos sobre medidas, mas muitíssimo mais pela minha saúde!

    Uma viagem maravilhosa pra você!!!

    Beijo e obrigada por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bambam! Fico muito feliz em te motivar! A decisão de emagrecer vem de dentro da gente, mas é sempre bom ter o apoio de amigos! Eu também já fui adepta de muitas dietas, mas sempre pela moda, sem muito interesse. Agora que estou motivada, vou voltar pro 48 e bem melhor do que antes, que eu não praticava nenhum exercício físico! Obrigada pelos elogios!!! Sinta-se sempre muito bem vinda por aqui! Beijão!!!!!

      Excluir
  2. Rezinha, que delícia ler isso aqui.
    Quando vejo esses seus desabafos me sinto de mãos dadas com vocês, porque penso tão igual, meu modo de agir é tão igual... sinto muita vontade de te conhecer pessoalmente para que possamos conversar muuuuito sobre tudo isso.
    Fiquei um pouco chocada com sua história, não sabia dos problemas de saúde que voce ja teve que enfrentar. Julgar? Jamais! Apoio mais ainda, cada vez mais depois desse texto incrível e completinho.
    Também passei por isso, de levar um choque e ver que passei do meu limite. Sempre vesti 46, 48... mas da ultima vez que fui comprar uma calça jeans, as 48 ficavam extremamente apertadas, quase não fechavam.
    É hora de parar, pensar onde estou errado e correr atrás de mim mesma. Pq por mais que seja só um número, é também um indicativo de que eles estão aumentando... e se eu não me importo com isso agora, jajá serão quatro ou cinco números a mais.
    Obrigada por ter dividido isso com a gente.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, minha filha! Eu sou super grata ao mundo Plus Size por amizades que eu fiz! Nossa, no dia que a gente se encontrar pessoalmente vai ser muita conversa pra colocar em dia! Se faltou alguma coisa no meu texto, você completou. E vou te contar uma verdade. Há quatro anos, quando fiz minha cirurgia, eu estava no manequim 48. se eu tivesse conseguindo emagrecer um pouco mais ou mesmo mantido o meu peso, talvez não estaria passando por tudo o que estou passando hoje. Porém acredito que não passamos por nada do que não tenhamos que passar nessa vida! Então chegou o momento do meu recomeço! Estou firme na minha batalha! E não tenho o objetivo de ser magra não, só quero ter mais saúde mesmo. Diante dos fatos não há argumentos, ou emagreço, ou terei consequências muito piores, o que não quero de jeito nenhum! O bom é que comecei a me movimentar antes das notícias ruins! Então foi apenas mais estímulo para continuar a caminhada! Muito obrigada por estar sempre presente no Freneticidade! Sempre somando!!!! Beijão!

      Excluir
  3. Muito bom Renata! Eu também levei uma sacudida da última vez que fui ao cardiologista... Pressão nas alturas! Ai tive que dar uma regrada.. Ai desesperei, arrumei um tanto de dieta, cada dia uma diferente. Mas como todos nós sabemos, não nenhum ser neste mundo que consegue levar uma dieta pra vida toda. Então resolvi fazer procurar minha listinha com a receita da reeducação alimentar que fiz quando tinha 13 anos, o que me fez perder 16kg. O que eu não poderia é continuar com os 96kg que não cabiam nos meus exatos 1,50m... Comecei com a reeducação alimentar já tem uns 2 meses e já estou com 88kg... Sem passar fome! Minha meta é 70kg, pq não quero ficar magra, só menos gordinha, pq a coisa da pressão me assustou... Parabéns pelo Blog, sempre que posso dou uma espiadinha aqui! Ah, e tudo vai dar certo pra vc, sua aura é azul! Bjk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Isso mesmo! Tem que correr atrás da saúde! Com a pressão alta e passando mal não dá nem pra aproveitar a vida!!! Corre atrás da sua meta que vai dar tudo certo sempre!!! Beijos!! Obrigada!!!!

      Excluir
  4. Fazia tempo que não passava por aqui, ainda bem que hoje é feriado e tô podendo entrar nos blogs que costumava ler antes da minha vida corrida ficar mais corrida. rs
    Um grande incentivo, Rê. Eu não via uma foto sua de corpo inteiro fazia tempo e fiquei tipo: UAU! Vc está ainda mais linda!
    A vida corrida contribui pro aumento de peso eu tenho visto isso...mas, tb comecei a cortar algumas guloseimas na semana e já comecei a ver alguns resultados. Tb estou no caminho pela saúde.
    Esse post foi um grande incentivo, de verdade! Obrigada por compartilhar um pouco de sua vida.

    Bjks, excelente dia ")
    http://www.lumanzana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Pois é, a vida anda muito corrida mesmo! E a genética não me ajuda muito, então se eu não me cuidar, não tem jeito, só vou engordando mais e mais! Comecei com a reeducação alimentar, coloquei uma atividade que eu gosto e tem dado certo! O bom da vida é essa freneticidade que ela nos proporciona! Sempre em movimento! Obrigada por vir aqui no meu Bloguinho! Sinta-se sempre bem vinda! Vou lá te fazer uma visitinha no seu espaço! Beijos!!!

      Excluir
  5. Adorei o post. Vc foi muito sincera, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo Rê...to m busca desse momento, a gente percebe quando chega no limite, eu me preocupo com isso também, tenho vontade de ter filho daqui uns 3 anos e como engravidar nesse corpo??? enfim..já passou da hora de tomar uma decisão.....

    e vc ta lindoooona como sempre foi..parabéns pela conquistaaa,,,e vai dividindo e motivando a genteeee
    Bjxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Nessinha, eu ouvi da minha médica que nem engravidar eu consigo e me preocupei! O bom é que nunca é tarde para começar a cuidar da saúde e ela agradece quase que imediatamente!! Obrigada pelos elogios! Pode deixar que eu vou compartilhar mais coisas!!! Beijos!!!!

      Excluir
  7. Oi, Rê! A gente tem que pensar, antes de tudo, é na saúde. Independente do peso, tem que cuidar da alimentação. Tem muito magrinho aí que tem o colesterol nas alturas. Com força de vontade a gente consegue tudo.
    Vai dar tudo certo!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Renata!! Muito bom esse seu post, serve de incentivo às pessoas, que como eu, buscam o equilíbrio na saúde e nos prazeres da vida! Você é uma inspiração!!

    ResponderExcluir