$

Vamos falar de saúde? ;)

Bom dia delicinhas!!! Saudades!!! Como vcs estão?!
Eu estou bem agora... Mas esses dias passei um cadin mal...
Vou contar pra vcs o que aconteceu...
Pelo exame preliminar do médico, estou com um problema no Labirinto, popularmente chamado de Labirintite... =( Nada sério... Mas o mundo fica rodando sem eu beber... kkkkkkkkk
Sinto vertigens o dia todo, inclusive a noite deitada na cama =/ (((Fiquem tranquilas... Já estou medicada e melhorando =D )))
Então, caso sintam isso, procurem um neurologista! Tontura não é normal! É sinal de que algo no seu corpo está errado... Não negligencie achando que é estresse, cansaço... Procure um médico! =D


Mimis também é utilidade pública!!! Rsrsrsrs
Labirinto – O que é?
O labirinto, também conhecido como ouvido interno, congrega as funções da audição e do equilíbrio. Fica encrustado no osso temporal, um dos ossos do nosso crânio.
A palavra labirinto lembra uma estrutura complexa e elaborada. Assim, quando os anatomistas clássicos começaram a estudar o osso temporal, perceberam que havia tantas estruturas, tantos pequensos orifícios, tantas estruturas ósseas diferentes, que o nome labirinto foi a escolha lógica.
A parte anterior do labirinto, chamada de cóclea, está relacionada coma a audição. A parte posterior, formada por um conjunto de três canais, chamados de canais semicirculares, está relacionada com o equilíbrio.
A estrutura que liga a cóclea ao aparelho vestibular é chamada de vestíbulo (o “hall” de entrada do labirinto).
Dentro do labirinto ósseo existe um labirinto membranáceo, imerso em um líquido chamado perilinfa. No vestíbulo, o labirinto membranaáceo divide-se em duas pequenas bolsas: o utrículo e o sáculo. O labirinto membranáceo é preenchido por um líquido, a endolinfa.
As informações sobre o equilíbrio e a audição chegam ao cérebro através dos nervos vestibular e coclear, respectivamente.

Tontura é doença?
Tontura não é doença, e sim um sintoma que pode surgir em numerosas doenças. Tontura é uma sinal de alerta, de alarme de que algo não está bem no organismo.
Depois de dor de cabeça, tontura parece ser o sintoma a mais comum em consultórios médicos. Estima-se que cerca de 42% dos adultos queixam-se de tontura em alguma época de suas vidas.
Os diferentes tipos de tontura podem ocorrer em qualquer faixa etária, sendo mais comum em idosos. O sexo feminino parece ser o mais acometido.
As tonturas podem afetar de diferentes modos a qualidade de vida. Podem ser leves, moderadas ou intensas, esporádicas, freqüentes ou constantes e, além da desconfortável sensação de perturbação do equilíbrio corporal, podem vir acompanhadas de prejuízo da memória, dificuldade para entender, fadiga física e mental, dificuldade para ler e escrever.
A insegurança física gera insegurança psíquica, o que pode ocasionar ansiedade, depressão e pânico.
As causas
O desequilíbrio corporal pode ocorrer por apresentar alterações funcionais originadas nas diversas estruturas do sistema vestibular (vestibulopatias primárias) ou determinadas por problemas clínicos à distância em outros órgãos ou sistemas, que podem afetá-lo de diferentes maneiras (vestibulopatias secundárias).
Numerosas são as causas de vestibulopatias primárias e secundárias: 

traumatismos de cabeça e pescoço
infecções (por bactérias ou vírus)
drogas ou medicamentos (nicotina, cafeína, álcool, maconha, anticoncepcionais, sedativos, tranqüilizantes, antidepressivos, antiinflamatórios, antibióticos, etc.)
erros alimentares
tumores
envelhecimento
distúrbios vasculares (hiper ou hipotensão arterial, arteriosclerose)
doenças metabólicas – endócrinas (hipercolesterolemia, hiper ou hipoglicemia, hiper ou hipoinsulinemia, hiper ou hipotireoidismo)
anemia
problemas cervicais
doenças do sistema nervoso central
alergias
distúrbios psiquiátricos, etc.



Bom... por hoje é só amores e amoras!!!
Espero que tenham gostado e que eu tenha ajudado!!
Bjoooooooooooooo *----*

4 comentários:

  1. Sei bem o que é isso pq tenho pessoas na familia que tem e incomoda mesmo, mas tenho certeza que logo vc esta bem, achando de onde vem td se resolve!

    boa sorte!


    Nana Pinho Em Cores

    Reciclar Moda do Bem

    @NanaEmCores

    bjO =**

    ResponderExcluir
  2. Sempre, sempre bom lembrar que esses blogs não são só beleza e bla bla bla.
    Saúde sempre!


    Beijos, Rê. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  3. Excelente post, Mi! Tem que ter cuidado mesmo, viu mocinha?! Beijos! Saúde sempre!!! Rê!

    ResponderExcluir
  4. ADoro post instrutivos ... se cuida coméédia!!
    Beijos
    http://nahlaurentino.blogspot.com

    ResponderExcluir