$

Atrizes engordam para viver diferentes papéis da TV

Bom dia frenéticos do meu Brasil! O post de hoje é sobre algo muito sério que vem acontecendo na TV brasileira. Atualmente três atrizes conhecidas engordaram para viver papéis na televisão. Amandha Lee é uma delas. A atriz, que sempre exibiu um corpo escultural ganhou 12 quilos para viver a cozinheira Margarida em "Vidas em Jogo", da Record. A personagem será apaixonada por Elton, vivido pelo ator Claudio Heinrich, porém não será correspondida em função de estar acima do peso. De acordo com o site O Globo, Amandha - que pulou do manequim 36 para o 44 e está pesando 75 quilos - conta que engordar foi bem menos prazeroso do que ela esperava. "Eu achava que ia poder comer chocolate e todas as besteiras do mundo, mas não" - reclama a atriz, que teve a ajuda de um endocrinologista para a transformação.

Já a atriz Global Cristiana Oliveira engordou 15 quilos para viver a detenta Araci em "Insensato Coração", novela das 21 horas da Globo. Cristiana, que já havia tido problemas com o peso na adolescência e chegou aos 105 kg disse que sentiu dificuldede no início: "Tive meus conflitos. Principalmente, quando comecei a sentir o peso, a dificuldade para fazer as coisas que sempre fiz" — conta a atriz, de 47 anos, que saiu dos 61kg para os 76. No caso de Cristiana, a decisão de engordar partiu dela mesma, que após fazer pesquisa de campo percebeu que as presidiárias do perfil da Araci eram mais fortes.

E por último, mas não menos importante Suzy Rego, que há pouco tempo se tornou mãe. Para viver a Duda Aguiar em "Morde e Assopra", das Globo, a atriz suspendeu o regime que estava fazendo para perder o peso adquirido na gravidez. Atualmente com cerca de 80 quilos, ela diz que sente inveja da personagem, que não se acha gorda. "A diferença da minha personagem é que ela tem um auto-estima sideral. Ela não está gorda, ela está um pouco acima do peso. Tenho até inveja (risos)", conta ela.


Como diria minha rimã Nana, do Blog Menina Cajuína: agora está na hora do meu pitaco!

Bom, na minha humilde opinião não devia ser necessário engordar para fazer papel algum na TV. Uma das soluções para isso seria contratar uma atriz que é gordinha, assumida e de bem com a vida para viver o papel, como é a Flavia Guedes, que dá vida a Aspazia de "Araguaia". Mas no caso da Amandha, por exemplo, a personagem dela vai viver uma desilusão amorosa por estar acima do peso. O que para mim não é motivo único para tal. Eu posso ser uma gordinha linda, porém insuportável! E o segundo motivo seria o principal e único pelo qual não arranjo um namorado, não é mesmo?! Não significa que por ser gorda serei sempre rejeitada por meus pretendentes. A questão do preconceito está inserida de uma forma assustadora na sociedade. Vou dar um exemplo prático disso. A Paula, vivida por Tainá Muller em "Insensato Coração" é uma personagem chata, magra, mas chata e o irmão dela, vivido pelo ator Jonatas Faro vive falando que ninguém a atura por mais de um mês. Tá vendo? A Tainá não teve que engordar para ser rejeitada pelos namorados na novela. No caso da Cristiana Oliveira, existem diversas presidiárias magras e perigosas, será que seria mesmo necessário engordar 15 quilos para encarnar o papel? É uma faca de dois gumes, né? E o papel de Suzy, no meu ver, é mais tranquilo. Primeiro porque ela acabou de dar a luz e ainda não havia emagrecido depois do parto, portanto não teve que encarar um regime de engorda. Segundo porque o papel dela chega a ser cômico, o que dá mais leveza às críticas que nele estão cravados. Para quem não vê a novela, a personagem da Suzy está em um spa para emagrecer e poder posar nua. Temos tantas modelos Plus Size lindas! E tantos admiradores de gordinhas no mundo. Por que essas mulheres lindas, gostosas e reais não são chamadas para posar nuas? Eu me lembro que a Preta Gil posou nua para a capa de um de seus CDs e foi duramente criticada. Não vejo motivo pra isso. Bom, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o assunto! Aproveitando a discussão (no bom sentido) sobre preconceito no Blog da Anna Joana e pegando gancho na matéria que o Cristiado Cardoso, mais conhecido como @cristianmilk me mandou por email. Muito obrigada, viu Cris? Te contei que estava mesmo procurando uma pauta para postar no Blog e você me ajudou muito! Beijos a todos! Boa terça-feira!




Imagens: Globo/Divulgação e Record/Divulgação

14 comentários:

  1. Sinto uma falta de tato tremenda dessas pessoas que escolhem os atores/atrizes para novelas, seriados e afins, pq eles não contratam pessoas que ja são lindas por natureza? Medo de não dar certo? Ou eles preferem as atrizes mais conhecidas para dar maior ibope? Só sei que como a Renata disse, temos tantas modelos/atrizes plus maravilhosas, acho isso um grande despreparo dos contratantes, seria tão bom pra nós se eles dessem uma oportunidade para essas mulheres lindas...Enfim, vamos aguardar e torcer para o bom senso imperar...

    Beijos e obrigado pelos creditos...rsr

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que ontem estávamos comentando sobre esse tema aqui em casa e você só tirou as palavras da minha boca. Também acho desnecessário e por mais que digam que seja uma engorda saudável penso que o corpo e a cabeça sofrem. Fora todos os outros toques que vc deu em relação ao preconceito.

    Bato palmas para vc de pé. Parabéns pelo ótimo post.

    ResponderExcluir
  3. Oi Renatinha!

    Confesso que achei sacanagem engordar as atrizes só por causa de um papel. Não seria mais fácil contratar uma atriz gordinha? Não sou médico, nem especialista, mas imagino que não seja bom para o organismo engordar e emagrecer igual uma sanfona desse jeito. A saúde do artista vai pro ralo....rs. Gostei do post!

    Beijos,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Isso dá uma boa discussão, né?!
    Parabenizo você, Rê, pelo post e por trazer essa reflexão.
    Olha, só tenho a concordar contigo...Lógico que essas mudanças no físico das atrizes, tem aí imbuído, não um "q", mas um alfabeto inteiro de preconceitos...Já que eles tão associando o engrdar ao enfeiar...E, com isso, atiçando no imaginário [ou perpetuando, ou corroborando...sei lá...] o preconceito e a discriminação conosco, os gordos.
    Porque é sabido que, o que a mídia explora de forma negativa, é reverberado sem medidas por aí, né...
    Como disse o Cris, "vamos aguardar e torcer pro senso imperar".

    Bjim!

    ResponderExcluir
  5. otimo post! tenho visto morde e assopra...insensato coração...enfim...nem sei oq comentar.rs

    Espero que caiam na real...deem o papel para uma de nós po! assaijsaisasa
    gordinhas assumidas, lindas e cheio de auto estima! :P falai Re...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo13:03

    JA FALEI EM OUTROS LUGARES E REFORÇO AQUI!
    A GLOBO TEM MEDO DE FAZER "APOLOGIA A OBESIDADE" DANDO ESPAÇO A GORDOS REAIS É MAIS FAIL MOSTRAR UM FALSO ESFORÇO DAS ATRIZES PERFEITAS SE JOGANDO DE CORPO E ALMA NOS SEUS PAPÉIS...

    ISSO ME REVOLTA!

    ResponderExcluir
  7. As redes de televisão só colocam gordos nas novelas quando o assunto é sofrer ou virara comédia. Mas e o padrão de beleza que elas pregam, onde que fica??? Dificilmente vemos uma atriz gordinha no papel da protagonista ou do núcleo de ricos, qdo não é empregada é a palhaça da corte. Mas mtas q não são bobas nem nada, se destacam.

    ResponderExcluir
  8. olha re isso é algo assim como diria betina botox (ja viu o video dela?tem no youtube rss) que me choca..rsrs
    vou por em partes tudo que penso do assunto:
    1ºcomo todo mundo aqui já falou pq n contratam uma gordinha real p o papel?Será que é porque eles vão passar o lado de como é mto infeliz ser gordo e nenhuma gordinha feliz que se ama vai aceitar isso??

    2ºuma atriz dessas pode engordar o que for mas nunca vai saber o que a gente passa mesmo na pele..pq ela nunca viveu por mtos anos essa condição..e a maioria dessas esteriotipadas veem como um doente o gordo,como alguem infeliz,e e assim que elas vão nos retratar na novela..elas n tem nem a decencia de procurar gordinhas vitoriosas,modelos..p poder representar a gente a altura como fariam se interpretassem um homossexual ou uma prostituta por ex.que teria todo um preparo,toda uma conversa com quem realmente passa na pele.

    3ºque me revolta p caramba:tem filmes que eles além de n chamarem um gordo real,pegam um magro e enchem ele de enchimento que fica ridiculo!!!
    como no caso do professor aloprado e aquele que esqueci o nome que foi feito pela guinet paltrow..
    ridiculariza mto mais a gente..
    nas telinhas somos sempre ridicularizados..gordo é só feito p ser a chacota nacional..

    4º raros são os filmes que tem uma gordinha linda de protagonista,mostrando que somos vencedoras sim!e somos gostosas!
    recomendo dois filmes: garotas formosas e hair spray..
    Meo no hair spray o diretor n so quis uma gordinha exuberante como ainda de quebra fez questão de pegar uma atriz desconhecida p o papel..que por sinal ele conheceu quando foi lanchar numa lanchonete,que ela até então era garçonete,,e ela deu um banho de carisma e de dança no filme..
    provando que podemos dançar mto bem sim e podemos tudo aquilo que quisermos!!!!
    salva de palmas de pe p jonh travolta que interpretou a mae divinamente!
    ele estava travestido e de enchimento mas nem dava p perceber tamanho o banho de interpretação que ele deu!ele passou o realismo de uma dona de casa,mae,que se escondia por ser fofa e depois se liberta de seus medos graças ao exemplo da filha...
    nossa ja vi mais de mil vezes os dois filmes!super recomendo são lindos!!no garotas formosa fala das gordinhas na questao do vestir e uma gordinha que resolve fazer seus proprios modelos enfim sensacional!
    bom nem tudo está perdido mas infelizmente são poucos diretores q se arriscam a ir alem dos padroes..
    bom desculpa escrevi demais..mas fazer o que sou assim rss beijosssss

    ResponderExcluir
  9. A Suzi Rego teve filhos a quase dois anos ou mais e ela usa isto como desculpa, ela não emagreceu desde então e colocou culpa na novela.
    Agora a Cristiane Oliveira esta horrível não pelo peso e sim pelo personagem masculinizado que ela faz

    ResponderExcluir
  10. oiiii!! mais uma mineira!!! ameii seu blog e já estou seguindo!!1 quro muito conhecer mais pessoas de Minas na blogsfera.
    Semprpe estarei por aqui..
    bjinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi gente! Acabo de chegar em casa de uma reunião e me deparei com essa discussão maravilhosa sobre o tema! MUITO OBRIGADA!! A opinião de todos é muito importante!! Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Re bom dia, tudo bem ?
    O vestido é da Marisa eu ganhei do meu marido no natal passado.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo20:52

    Selinho...http://meninacajuina.blogspot.com/2011/04/selinho.html

    ResponderExcluir
  14. Re primeiro queria agradecer o carinho e as palavras de apoio, foram essencial para mim!
    Agora quanto a materia, tbm vou dar meu pitaco acho isso um tremendo absurdooo, aqu ponto se chega, será que eles nao teriam atrices ja gordas e con tanto talento quanto as citadas para fazer o papel, acho tbm que é uam desvalorização da pessoa sabe. ams é minha humilde opinião rs
    Beijos das Irmas GG
    http://irmasgg.blogspot.com/

    ResponderExcluir