$

O que pensam os animais?

Foto: Reprodução/Revista Super Interessante

Sempre quando viajo tenho o hábito de comprar alguma revista para ler durante o vôo. Nessa viagem para São Paulo comprei a Super Interessante, cuja capa de chamou a atenção. Nela havia a foto de um cão e os seguintes dizeres: "O que pensam os animais". Só o título já foi o suficiente para me fazer ir direto para a matéria de capa, que diz que estudos comprovam que eles pensam sim, ao contrário do que muita gente diz por aí.
“Os golfinhos são sádicos, as vacas têm inimigas, gatos e cachorros são experts em dissimulação e galinhas fazem planos para o futuro. A ciência revela o universo oculto no cérebro dos animais”. Quem tem bichos de estimação sempre soube o que a ciência está revelando nesses estudos sobre o lado oculto do cérebro deles. Sobre os cachorros por exemplo, os cientistas dizem que eles são os melhores em comunicação visual. “O segredo deles é o contato visual. Eles são os únicos bichos que sabem o que você está pensando: olhando nos olhos eles podem detectar o nível de atenção dos donos e atuar de acordo com ele”. Eu sempre soube disso. Meu cão Arthur está ao meu lado há 10 anos e sempre gostou muito de manter contato visual comigo. Quando estou feliz ele também fica. Quando estou triste, ele fica preocupado e não sai do meu lado nem por um minuto. E vice-versa. Além disso, ele consegue carinho e comida me olhando de um jeitinho que é só dele e que eu entendo! O mesmo acontece com a Lady Gaga, que faz um pouco mais de barulho que o Arthur para conseguir comida.
Outra habilidade dos cães que nós donos sempre soubemos é o olfato. Na matéria diz que enquanto alguns de nós humanos conseguimos saber se o café está adoçado apenas sentindo o cheiro, os cães têm a capacidade de detectar duas colheres de açúcar espalhadas pelo equivalente a duas piscinas olímpicas. Com essa sensibilidade toda, nossos cães sabem por onde andamos, o que comemos e até mesmo se beijamos na boca após cheirar as nossas roupas quando chegamos em casa.
A verdade é que os cachorros são muito mais do que visão e olfato. Para quem é apaixonado por cachorro sabe quais são os pontos fracos e fortes de seus amigões! Fala sério! Eu sei quando meus bebês estão felizes, quando estão doentes. Sem contar que o Arthur é o cão mais ciumento que conheço! Ninguém pode chegar perto de mim! Mas é sempre bom ver que a ciência está evoluindo e ficar sabendo das novidades e das pesquisas que estão sendo realizadas para desvendar o que se passa pela cabecinha dos nossos bichos. A matéria é muito mais do que sobre cães, mas o que me chamou mais a atenção foi a questão dos cachorros!
Bom, vale a pena comprar a revista e ler a matéria na íntegra, mas para quem quiser ler online, encontrei um site que possui a matéria digitalizada. Beijos a todos e bom fim de semana!

4 comentários:

  1. Excelente post...
    eu li essa matéria e também identifiquei as mesmas coisas que vc, com a minha cachorra.
    Ela só falta me falar o que está sentindo, pq o resto demonstra.
    Parabéns

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi. Se tiver o encontrinho em Bh me avisa tá?
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a matéria Rê.
    Sou louca por animais, especialmente por cães.
    A Luna quando minha mãe entrou em depressão, não sai do lado dela, triste, cabisbaixa...dava pena.
    O Pingo sabe quando estou triste, brava, feliz...é muito interessante.
    Amigões mesmo.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Fala sério! Cachorro é tudo de bom!!! Beijos!! Obrigada pelos comentários pessoal!!!

    ResponderExcluir